Sobre o Jô
Sou um nutricionista que nunca se encaixou ou viu a nutrição como uma fórmula exata, mas sim uma ótica pessoal de cada pessoa, envolvendo algo muito além de seus objetivos.
Ao longo da minha evolução como profissional, entendi que cada paciente é único e por isso não faz sentido elaborar um cardápio baseado em cálculos, mas sim em sentimentos e na sua história de vida.
Estou atualmente buscando proporcionar um local seguro para essas pessoas, para não ser mais um lugar onde elas seguem um padrão e possam se sentir livres das amarras dos padrões de dietas da "moda".
Na minha visão, cada ser humano tem a sua própria dieta. Portanto, é necessário se libertar e respeitar a história alimentar de cada um.
Análise do Comportamento Alimentar.
Aqui a nossa consulta não é guiada por protocolo e roteiros rígidos.
Cada paciente conta com uma história e suas singularidades. Por isso, a dieta e a forma de abordagem são realizadas de acordo com a sua individualidade, juntamente com um acompanhamento completo para verificar como está o processo de cada paciente e ajustando tudo de acordo com a sua necessidade.
Formação
Graduado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Aprimorado em Transtornos Alimentares pelo Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM-lPq-HC) da Universidade de São Paulo (USP).
Atuou entre 2019 a 2022 junto a equipe multidisciplinar do Grupo de Estudos em Comer Compulsivo e Obesidade (GRECCO) do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM-lPq-HC) da Universidade de São Paulo (USP).
Em 2017 ingressou no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq). Em 2018 concluiu o Aprimoramento em Transtornos Alimentares pelo Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM-IPq-HCFMUSP) e atualmente é mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2022) e Doutorando em Ciências. Durante a graduação colaborou por três anos em pesquisa no Laboratório de Neuroquímica e Comportamento (LNC-UNIFESP), onde realizou duas iniciações científicas: uma com modelo animal para compulsão alimentar (bolsista FAPESP), trabalhando com análise do comportamento alimentar compulsivo e tomada de decisão e ansiedade em testes comportamentais.
Realizou também uma segunda iniciação científica sobre rastreamento de Transtornos Alimentares em população não-clínica, e colaborou com projetos de pesquisa do LNC-UNIFESP. Em 2016 recebeu o Prêmio Jovem Neurocientista pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Interrompeu o Mestrado em Ciências Morfofuncionais no Instituto de Ciências Biomédicas da USP em 04/2017 (Bolsista FAPESP). Em 2017 ingressou no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq). Em 2018 concluiu o Aprimoramento em Transtornos Alimentares pelo Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM-IPq-HCFMUSP) e atualmente é mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2022) e Doutorando em Ciências.
Sua linha de pesquisa principal são os Desejos intensos por comida (Food Craving), que compreende sua caracterização, relação com comportamentos alimentares transtornados e o tratamento nutricional. Atua como revisor dos periódicos Frontiers Psychology, Eating Behaviors, Obesities e Behavioral Sciences. Parte do corpo docente do curso de Especialização em Comportamentos e Transtornos Alimentares do INADES.